Pensamento do dia

Tirar informação da internet é como beber água de um hidrante.

Procurando alguma coisa?

quinta-feira, 13 de agosto de 2009




Como vão, nintendistas de todo o universo?

Eu sou o Muringa, e aí vai mais uma

REVIEW!!!





A série Super Smash Bros sempre foi um sucesso entre os jogadores de Nintendo. E não é pra menos: um jogo que reúne todos os clássicos amados da Nintendo, um método de controle instintivo ("Smash" os botões pra ganhar), um estilo de luta fácil de aprender e, mais recentemente, as músicas mais épicas do mundo dos games.



A trilogia começou com Super Smash Brothers, um experimento para Nintendo 64 que reunía 12 dos protagonistas dos principais jogos da Nintendo: Mario, Luigi, Kirby, Donkey Kong, Link (de Legend of Zelda), Fox (do game StarFox), Pikachu e Jigglypuff (de Pokémon), Samus (da série Metroid), Ness (de Earthbound), e Capitain Falcon (do jogo de corrida F-Zero). O jogo era (e ainda é) mais voltado para multiplayer do que para jogadores solitários, e em cada batalha era possível reunir 4 jogadores. Essa característica foi mantida até hoje. Dentre vários cenários retirados das séries clássicas, estavam disponíveis as cavernas de lava de Metroid e os campos verdes de Kirby, assim como a nave espacial de StarFox. Os itens à disposição dos lutadores incluíam o Heart Container (de Legend of Zelda, capaz de recuperar todo o dano) e um taco de beisebol (retirado provavelmente de Earthbound).




O próximo jogo da série, Super Smash Bros Melee, veio pra GameCube. Esse eu não joguei, mas pode-se ter certeza que ele foi o que mais mudou em relação ao anterior. O número de personagens jogáveis subiu para 26, incluindo Bowser (o vilão principal da série Super Mario), Peach (a princesa que ele tem que salvar), Zelda (a princesa da lenda), Ganondorf (o malvado da lenda) , Ice Climbers (um personagem duplo, tirado do jogo de Nintendinho de mesmo nome), Marth e Roy (da série Fire Emblem), Pichu e Mewtwo (outros 2 Pokémons
), Dr. Mario (uma alusão a um jogo paralelo à série Super Mario, de mesmo nome), Falco (amigo de Fox), Young Link (o Link quando volta no tempo), e o mais impressionante, Mr Game and Watch (cujas habilides em 2D foram tiradas dos vários "jogos de calculadora" da coleção Game and Watch, da época que a Nintendo nem se chamava Nintendo).

Mas a principal diferença do Melee é o modo coleção, onde pode-se coletar "troféus" durante o jogo, e vê-los um a um em 3d com uma descrição ao lado.


Ok, eu enumerei todos os personagens de Super Smash Bros e de Melee, mas eu não vou fazer isso com Super Smash Bros Brawl, o último jogo da série.

Porque são mais 14 personagens, alguns completamente desconhecidos. Para leigos, é claro.

Infelizmente, os personagens Pichu, Mewtwo, Roy e Dr. Mario foram abandonados. E, é claro, tiveram que deixar o INÚTIL Jigglypuff. Affs.

Tudo o que vocês precisam saber é: o Sonic (o porco espinho azul) está presente.
E o agente secreto Snake, de Metal Gear Solid, também.

No Wii, foram acrescentados muitos modos de jogo, inclusive The Subspace Emissary, um jogo para 1 ou 2 jogadores, no qual libera-se os personagens um a um no melhor estilo plataforma. Os troféis estão presentes e mais abundantes, e os Stickers (sim, "adesivos") também apareceram para os coleciomaníacos. Pelo menos acho que é esse o termo.
Além disso, o jogo conta com 312 músicas de fundo para serem liberadas! Não é à toa que o DVD é camada dupla...

História:

No jogo clássico, a história é sobre uma mão voadora (Master Hand) que parece brincar com miniaturas dos personagens, os quais são controlados pelo jogador. Tanto que no último nível do modo singleplayer, o jogador tem que derrotar a Master Hand ele mesmo.

Este modo clássico é mantido nos outros jogos; no entanto, a partir de Melee, a história se passa no mundo dos troféus, onde os jogadores são estátuas que vêm a vida para lutar e são solidificadas de novo quando derrotadas. Master Hand ainda é o chefão, com exceção de Bralw, onde o chefão do Subspace Emissary era uma entidade chamada Taboo. O qual é composto inteiramente de tatuagens brilhantes voadoras. Nome apropriado, na minha opinião.

Jogabilidade:

Super Smash Bros é um jogo decididamente fácil de se aprender, e decididamente difícil de se ficar bom. Os gráficos são 3d, e o cenário é normalmente um campo onde os personagens podem se movimentar para os lados e para cima (Plataforma 2D). Cada personagem possui seus atributos específicos, mas todos se baseiam num conjunto de movimentos para cada pesronagem:

Ataque normal: Normalmente usado com o botão "A" (botão 2 no Wii Remote), costuma ser um soco ou um ataque da arma nativa do personagem (o martelo dos Ice Climbers, por exemplo). Alguns personagens possuem combos, que são realizados quando se aperta o botão várias vezes, ou quando se segura o botão (apenas no Super Smash Brawl). Há um diferente para cada direção que o jogador estiver segurando no direcional, mais as versões aéreas (quando ele não está tocando o chão) e as versões realizadas durante a corrida (movimento rápido que pode ser feito apertando duas vezes o direcional respectivo e segurando).

Pulo: Todos os personagens são capazes de pular, pelo menos duas vezes, uma no solo e outra no ar. Personagens como Kirby, King Dedede e Jigglypuff podem pular várias vezes, e os personagens que possuem asas podem, ainda, planar com as asas abertas (Apenas no Bralw). A princesa Peach pode flutuar por um pequeno período de tempo. Pode ser realizado apertando o direcional para cima, ou apertando o botão respectivo no controle (Usualmente o botão X ou Y, sendo o C nos controles de Wii e de Nintendo 64).

Smash Attack: Realizado quando se bate rapidamente no direcional antes de atacar com o A. É um ataque poderoso, porém mais lento que o ataque normal. Pode ser realizado também no ar OU pode ser carregado, no solo.

Bloqueio: Serve para se proteger de ataques fracos e de não ser lançado para longe num Smash Attack. Se se realiza uma corrida durante um bloqueio, o personagem vai rolar para os lados para se proteger. No ar, ele é uma escapada estilo Matrix.

Agarrão: Realizado por atacar durante o bloqueio, ou apertar o botão adequado. O personagem é agarrado e pode-se fazer várias coisas com ele, desde arremessá-lo até golpes de luta livre, dependendo das habilidades do personagem. Lutadores como Link e Samus podem usar suas correntes ou chicotes para agarrar personagens à longa distância, e para se agarrar em bordas de penhascos quando estão muito longe.

E finalmente, a parte mais importante: os Ataques Especiais.

Trata-se de um conjunto de 4 ataques (3 no jogo clássico) que são únicos de cada personagem, e são utilizados por apertar B juntamente (ou não) com uma direção no joystick.

Os ataques são: Standard, Side, Up e Down.

O ataque Standard, usado sem nenhuma direção no joystick, costuma ser o ataque mais marcante do personagem. O Mario, por exemplo, solta aquela famosa bolinha de fogo. Kirby é uma exceção nesse caso, pois o pressionamento de B pode ou 1. inalar um adversário para copiá-lo ou 2. usar o poder Standard do personagem copiado.

O ataque Up é conhecido também como Third Jump, pois na maioria das vezes é usado para chegar a um local mais alto do que se está agora. O do Mario é o Super Jump Punch, que, se pega num adversário, ironicamente arranca uma moeda dele. A única exceção é o Yoshi, que apenas atira um ovo pra cima. Uma parte ruim desse especial é que o usuário não pode fazer nada depois de usá-lo, até que toque o chão ou seja atacado pou um inimigo.

O ataque Side (implementado apenas em Melee) normalmente trata-se de uma habilidade alternativa, normalmente de curta-distância. O do Mario é o Super Sheet, a famosa capa amarela de Super Mario World, que pode refletir ataques e causar dano. O ataque do King Dedede atira um lacaio no adversário, que continua andando por aí até cair num buraco. Esse lacaio pode ser um Waddle Dee, o bicho fraco comum; um Waddle Doo (uma versão ciclope que usa um raio eletrificado) ou um Gordo (uma bola espinhenta mortal extremamente rara).

O ataque Down costuma ser uma habilidade de defesa ou um ataque que precisa ser preparado anteriormente (como um míssil). Até o Melee, o do Mario costumava ser o Mario Tornado, que era um giro relativamente poderoso. Infelizmente ele foi substituído pelo F.L.U.D.D. no Brawl, devido à semelhança excessiva com os ataques do Luigi. (Poderiam, ao invés, apenas colocar o aspirador de pó de fantasmas do Luigi, que apareceu no Luigi's Mansion...).

No Super Smash Bros Brawl, há uma novidade: o Final Smash. É a habilidade mais poderosa de cada personagem, podendo ser uma transformação, um ataque ou a utilização de um item da série do personagem em questão. O Mario, por exemplo, usa o Mario Finale, que é, na prática, um kamehameha de fogo.




Nota: No Super Smash Bros Bralw, todos os botões podem ser editados de acordo com a preferência do jogador.


O modo de vencer é simples: mande o adversário para fora da tela. Isso pode ser feito de basicamente 2 jeitos:

1. Aumente a porcentagem de dano dele, então mande-o voando com um Smash Attack ou um Special; ou

2. Derrube-o de uma ladeira com um Meteor Smash (o ataque destinado a impedir que o personagem se recupere de uma queda).



Ufa, é isso! Levei 2 dias pra escrever...

Pelo menos nunca mais vou ter que escutar "Super Smash Bros, o que que é isso?"... Tenha santa paciência...

Entre no site oficial do Super Smash Bros (em inglês): Smash Bros DOJO!

Até mais! (não, sem tirinha hoje... se você leu até aqui procurando a tirinha, eu agradeço a boa vontade :] )

Um comentário:

Korea disse...

Pq vc odeia o Jigglypuff?? '-'